Quer Falar de Filmes? Big Hero 6

Leia Mais

Nova Parceria: Vingança Mortal - Raquel Machado

Leia mais

Resenha: Um dia de cada vez - Courtney C. Stevens

Leia mais

Resumão de Outubro + Link Party

Leia mais

Quer Falar de Filmes? Contos do dia das bruxas

Leia Mais

fevereiro 04, 2015

Resenha: Put Some Farofa de Gregorio Duvivier

Don't repair the mess. The house is yours. I make question. Pardon anything. Go with god. Come back always. Publicada em Julho de 2014, a crônica que dá título a este volume, que cria uma conversa imaginária de um Brasileiro com um gringo visitando o Brasil durante a copa, rapidamente se tornou um viral da internet, até ser comentada em artigo do Washington Post.
Trata-se de uma amostra da verve humorística embebida de zeitgeist, crítica ferina e muito afeto de GregorioDuviver, um dos autores mais promissores do Brasil na atualidade. Reunindo o melhor de sua produção ficcional, Put some farofa traz textos publicados na Folha de S.Paulo e esquetes escritos para o canal Porta dos Fundos, além de alguns inéditos.
Se Gregorio traz o raro dom da multiplicidade, tendose destacado no cenário cultural brasileiro ao mesmo tempo como ator, roteirista, comediante, cronista e poeta, também múltiplo é este volume, que transita entre ficções, memórias de infância, ensaios sobre artistas que o influenciaram, artigos panfletários, exercícios de linguagem e outras experimentações. No conjunto, o que espanta no autor é o frescor, a coragem, a visão transformadora e, sobretudo, a capacidade inesgotável de se renovar a cada semana, contando sempre com a inteligência e a sensibilidade do leitor.

Autor: Gregorio Duvivier
Tradutor: Autor Nacional
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 174


Ler esse livro foi como colocar as mãos no diário do Gregorio, uma conversa com um amigo. 

Conheci Gregorio através das esquetes do Porta dos Fundos, o canal de humor da internet. Na verdade, eu não gostava muito do canal e me recusava a assistir, foi apenas quando os quadros começaram a ser transmitidos no FX que notei que a maioria tinha um humor inteligente e nem todos eram apenas palavrões, gostei do show e de seus humoristas.

Logo depois descobri que Gregorio escrevia para a Folha e que suas crônicas foram compiladas no livro Put some farofa. Assisti um vídeo onde Gregorio lia uma das crônicas na integra e adorei.

Me senti exatamente como escrevi acima, conversando com um amigo. Como o próprio Gregorio relata em uma das crônicas:

Não parecia que eu tinha lido o livro, parecia que eu tinha sentado num bar com o Prata e ele tinha me contado o livro inteiro. E falando assim parece que foi chato, mão não foi. Foi muito legal. Tanto é que a gente ficou melhor amigo à primeira vista. Sem que ele soubesse, é claro. - Amizade platônica (O Prata e eu)

Todas as crônicas são muito inteligentes, algumas um pouco "polêmicas", mas todas super gostosas de se ler. Algumas, são scripts retirados das enquetes do Porta. Como eu já tinha assistido aos vídeos, não gostei muito pois aquele espaço poderia ter sido ocupado com mais uma crônica incrível ao invés de algo que eu já sabia como iria terminar (risos).

Se eu atravessasse a rua agora, eu morria atropelado por aquele carro preto. Era bom que eu não precisava entregar o texto dessa semana. Mas ia ser um drama fodido. - Se eu morresse
Todas as crônicas possuem um conteúdo crítico, até mesmo quando Gregorio nos conta sobre sua infância e vida. Gostei muito de conhecer o livro e o autor. Fiquei com um gostinho de quero mais (Crônicas, não scripts). Para terminar, deixo um trecho do conto que dá nome ao livro e que me rendeu muitas risadas com uma crítica humorística à nossa visão do Brasil e dos estrangeiros.

Try this moqueca. Put some farofa. Try this açaí. Put some farofa. Try this chicken we call à passarinho because it looks like a little bird. Now put some farofa. Now put some ovo inside the farofa. Mix with some banana. Delicious. You don't have farofa in your country? You know nothing, you innocent. - Put some farofa
O que acharam do livro? Já conhecem o Gregorio? Não esqueçam de comentar!
Beijos!!

Um comentário:

  1. Já li alguns textos dele e achei super inteligente, sensacional! Adorei a resenha e conhecer um pouco mais desse livro, deve ser bem interessante.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...