Quer Falar de Filmes? Big Hero 6

Leia Mais

Nova Parceria: Vingança Mortal - Raquel Machado

Leia mais

Resenha: Um dia de cada vez - Courtney C. Stevens

Leia mais

Resumão de Outubro + Link Party

Leia mais

Quer Falar de Filmes? Contos do dia das bruxas

Leia Mais

novembro 09, 2014

Top 10: Contos de Edgar Allan Poe



Imagem do site Deviantart; Autor desconhecido.

Depois do ENEM, blog voltando a funcionar!!
Essa postagem faz parte do Desafio Pocket Literário proposto pelos blogs Os Literatos, Sphera Geek e Dobradinha Literária.

O primeiro desafio era:

1. Edgar Allan Poe
Ler 16 contos do autor e fazer um top 10 com os contos que mais gostou.

2. Uma carta para o Autor
Escolher um conto e redigir uma carta ao autor, explicando os motivos por você ter gostado ou não do conto.
3. Um conto de Poe às avessas
Escolha 2 contos e crie uma nova história interligando-os, dê asas à imaginação.

Quer saber como eu me saí?



10 melhores contos (na minha opinião)

1. O Retrato Ovalado
2. O Gato Preto
3. A Máscara da Morte Escarlate
4. Metzengerstein
5. O Barril de Amontillado
6. O Rei Peste
7. O Poço e o Pêndulo
8. Pequena Conversa com uma Múmia
9. Sombra
10. Manuscrito Encontrado em uma Garrafa


Carta para o Autor

Caro Edgar Allan Poe,
Conheci seu trabalho aos sete anos de idade, ao assistir ao filme "O Corvo", sua obra de mesmo nome é citada durante o filme, mesmo o filme não tendo relação com a história criada por Vsa. Ao ouvir tal citação, pedi que minha mãe, que lia para mim todas as noites, lesse seu conto. Infelizmente o poema não se encontra na minha lista de 10 contos favoritos, pois ele não é o meu favorito. Ao crescer e conhecer mais de seu trabalho, encontrei contos que achei mais relevantes de serem comentados como melhores e o que considerei "o melhor" foi "O Retrato Ovalado". É uma história inteligente e intrigante, de fácil leitura e grandes questionamentos. Creio que ainda não tenha tido acesso à totalidade de sua obra, mas espero que em breve possa entrar em contato com seus outros contos.
Atenciosamente,
Thuanny Fontoura



Um Conto de Poe às Avessas
Escolhi os contos "O Gato Preto" e "O Retrato Ovalado", acho que divergi muito dos contos originais e não sei se era essa a proposta. Espero que vocês gostem!

Eu nunca fora um homem mau, pelo contrário, sempre fui apreciado pelo meus gestos educados. As pessoas me cumprimentavam ao passar, enquanto vendia meus quadros na calçada. Sempre gostei de pintar, em especial animais, meu modelo favorito era minha gata, ela era calma e tinha um ar superior, sua coloração era negra e ela possuía uma bela pelagem alta.
Um dia, enquanto a pintava, ela deteve o olhar em algo ao longe, talvez uma mosca ou uma mariposa, ela começou a perseguir o inseto imaginário pelo atelier derrubando tudo que estivesse a sua frente. Tomado de uma súbita raiva a ergui com meus braços e a lancei contra a parede oposta do comodo, ela atingiu a parede com um baque surdo e, por um instante, acreditei tê-la matado. Alguns instantes depois a gata acordou, mas a partir desse dia ela nunca mais chegou perto de mim, tamanho era seu medo. Aos poucos, ela foi ficando mais arisca, miando e chiando quando eu me aproximava. Conforme os dias foram passando minha raiva para com ela só aumentava, até que um dia, após chegar em casa cansado da venda de quadros e ela negar-me afeto, a coloquei em um saco de pano e a levei para perto do rio perto de minha casa, lá encontrei uma boa árvore e a amarrei pelo pescoço com uma corda.
Voltei para casa acreditando que meu dever havia sido cumprido, mas após o surto de raiva passar veio-me o pesar e a culpa de ter matado minha preciosa e única companhia. Não conseguia mais pintar nem dormir, nos meus sonhos eu era atormentado e perseguido por uma mulher, sim, uma mulher de pele escura e feições fortes, seu corpo era parcialmente coberto pela pele de uma pantera e no pescoço, como uma coleira, ela tinha uma corda, um nó de forca. A mulher me visitou inúmeras vezes em meus sonhos, ela não falava, ela apenas me perseguia e me causava um pavor sem igual. Comecei a ter medo de dormir, e mesmo acordado ainda pensava ver seu rosto.
Aos poucos o dinheiro foi acabando e eu passei a não ter o que comer, tudo que eu via eram os olhos da pantera me encarando, a imagem era tão vívida e nítida, resolvi pintá-la. Podia tentar tirar proveito da situação e vender um quadro da mulher que me assombrava, foi o que fiz. Passei dois dias no atelier tentando capturar a imagem que se formara em minha mente, quando finalmente terminei o trabalho era tão perfeito que não tive coragem de desfazer-me dele. Os olhos da mulher saiam do quadro e penetravam-me, sua pele brilhava e refletia o pelo negro da pantera que caía ao lado de sua face. Emoldurei o quadro em uma moldura ovalar e o pendurei na parede do atelier. Finalmente tive algumas noites de sono, me pareceu que ao trazer meu pesadelo para meu mundo, através do quadro, ela havia sumido de meus sonhos. Na segunda noite ouvi ruídos vindos do atelier, baques como alguém derrubando uma parede, tomado pelo medo, levantei-me e caminhei em direção ao atelier. A porta estava aberta e o lampião jazia aceso, ao entrar notei o quadro caído, sua moldura quebrada e a tela rasgada, mas algo estava diferente, pois minha bela obra não estava mais na tela era apenas uma tela em branco.
Ouvi um respirar atrás de mim, senti o calor de uma baforada e virei-me para ver o que a causara. Em pé, de costas para a parede destruída onde antes eu atirara a gata, estava a pantera. A mulher abriu a boca, mostrando-me dentes lixados e pontudos, e emitiu o som mais pavoroso que eu já ouvira, um chiado como o de um animal enraivecido. O som me petrificou e não pude reagir quando a mulher me atirou no vão da parede destruída e me fechou lá. A última coisa que vi foram seus olhos e depois o escuro, para sempre.


Bom, O Retrato Oval apareceu pouco, a história desenvolveu-se através do conto O gato preto. Espero ter cumprido o desafio e que vocês tenham gostado! Logo, Logo tem mais!
Beijos!!!



10 comentários:

  1. Olha eu gostei bastante do conto, mas eu nao entendi muita coisa, porque pelo que pude entender tem um outro anterior né? Espero ainda ter a oportunidade de ler, porque eu achei interessante algumas coisas que li e a história parece prender bastante. Quanto ao seu Enem, espero que tenha ido bem querida, porque eu sei que não é nada fácil.

    Eu dou GRAÇAS A DEUS por já ter passado dessa fase e também por ter me formado na faculdade (risos)
    Agora nem penso nisso mais, embora gostaria de fazer Publicidade e Propaganda, mas enfim...deixa pra proxima. =x

    Se cuida querida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!!
      Pois é, esse conto é baseado em dois contos do Edgar Allan Poe. Leia uma hora, são maravilhosos e uma leitura bem rápida. Eu acho que fui bem sim. Já me formei em uma faculdade e queria cursar outra, por isso tentei o ENEM novamente.
      Muitoooo Obrigada!!!! Publicidade você poderia fazer um curso técnico de um ano, assim não precisaria passar pela faculdade novamente, eu sei como é cansativo, a minha durou 4 anos rsrsrss.

      Beijão!! Apareça mais vezes!!!

      Excluir
  2. Sempre tive vontade de ler os contos famosos do Poe, fiquei feliz em ler esse post e conhecer um pouco mais sobre o autor.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!!! Que bom que você gostou!! Leia mesmo, ele é demais!! rsrs
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Thuanny!
    Adorei hahaha
    Você também é muito criativa, só acho que faltou O Corvo :/

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!! Obrigada, tentei manter a atmosfera dos contos do Poe. Pois é, eu gosto do corvo, mas não sou muuuito de poesia, por isso preferi os contos que contam uma história sem rimas ;D, mas também é um ótimo trabalho do Poe.
      Beijos!!!!!!

      Excluir
  4. Vários contos favoritos em comum! hahaha Eu estou in love por O Gato Preto, não sei porquê, mas me ganhou de uma forma. hahaha Adorei sua carta! Eu não li o conto O Retrato Oval, mas vou procurar lê-lo, certeza. Adorei o seu conto, gente, ficou ótimo! Só vejo todos sambando na minha cara, todo mundo arrasando nos contos. Parabéns!

    Seguindo o blog viu?!
    Beijão
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!!! O Retrato Oval me impressionou muito, é um conto de 2 páginas, leitura fácil e com um final impressionante. Fico muito feliz que você gostou do conto, foi a primeira vez que escrevi algo assim!!
      Apareça mais vezes!!!
      Beijos

      Excluir
  5. Que bacana suas repostas! Também conheci Poe através do filme "O Corvo", mas eu era um pouquinho mais velha (tá, um POUCÃO mais velha). Seu conto ficou muito bom, de arrepiar a espinha!
    Beijo!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs!!! Fico muito feliz que você gostou, Lê!!! Eu nem podia ter visto o filme O Corvo com essa idade, mas meus pais nunca se importaram muito e eu aprendi a amar filmes de suspense e terror desde pequena.
      Beijão!! Apareça mais vezes.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...