Quer Falar de Filmes? Big Hero 6

Leia Mais

Nova Parceria: Vingança Mortal - Raquel Machado

Leia mais

Resenha: Um dia de cada vez - Courtney C. Stevens

Leia mais

Resumão de Outubro + Link Party

Leia mais

Quer Falar de Filmes? Contos do dia das bruxas

Leia Mais

janeiro 23, 2015

O Doador de Memórias de Lois Lowry

Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente, o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente. Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.
Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.
Autor: Lois Lowry
Tradutor: Maria Luiza Newlands
Editora: Arqueiro
Páginas: 192

[A resenha pode conter spoilers]


Em o Doador de Memórias, conhecemos a história de Jonas, um jovem de 12 anos que mora em uma comunidade utópica onde todas as pessoas são geneticamente modificadas para serem "iguais".
Acho muito difícil explicar a história por trás do livro de forma breve, é uma história complexa de caráter filosófico.

Jonas recebe a atribuição de Recebedor de memórias, ele precisa aprender tudo sobre o tempo antes de sua sociedade. Através das lembranças, ele aprende a enxergar as cores, a sentir o calor e o frio, mas também aprende sobre a dor da guerra, da fome e do sofrimento.

Como seria possível alguém não se adaptar? A comunidade era tão meticulosamente organizada, as escolhas eram feitas com tanto cuidado!

Eu achei incrível o universo criado pela autora. Em muitos momentos me peguei pensando em como seria viver dessa maneira a vida inteira e de repente descobrir que poderia haver algo mais, uma maneira diferente.

O Doador, com certeza nos faz refletir sobre nossa própria sociedade. É uma história linda sobre barreiras, controle e livre arbítrio.

O que me deixou a desejar na leitura foi o final, o livro termina de uma forma inconclusiva. Fiquei dias tentando raciocinar e decidir o que pensar. Durante algum tempo achei que teria que conviver com isso e que era assim que o livro acabava, foi aí que descobri que O Doador é uma série de quatro livros compostos por: O Doador, A Escolhida e outros dois livros ainda sem tradução em português: The Messenger e The Son.

Quando descobri isso meu pesadelo acabou, comecei rapidamente a ler A Escolhida. Mas descobri ser, não uma continuação, mas um outra vida em outra comunidade totalmente diferente da de Jonas. Terminei o livro em quatro dias e comecei a ler The Messenger em inglês, esse sim se tratava de uma continuação de A Escolhida, o que me deu esperanças de ainda poder encontrar Jonas novamente no meio de minha leitura. De qualquer forma, em breve trarei mais resenhas desse universo.

E vocês? Já leram ou viram o filme? Não deixem de comentar ;D
Beijos!!






Ler uma distopia  

8 comentários:

  1. Eu gostei muito do Filme, achava que não gostaria,me surpreendi. Agora estou admirado, no livro ele tem só 12 anos? caramba, preciso ler o livro também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. O livro é mega diferente do filme, só pelo trailer já deu para notar.
      Leia e depois me conte tudo ;D
      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  2. Não sou muito fã de distopias contemporâneas, somente algumas. Mas, tenho bastante curiosidade de ler esse livro, principalmente pela ideia do livro.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wis. Nossa, eu amo muito distopias rsrsrs. Esse livro tem uma ótima filosofia por trás, acredito que você vai gostar. Depois me conta, ok?
      Beijos!!

      Excluir
  3. Esse livro já está na minha lista para esse ano, depois de tantos ótimos e comentários e ótimas resenhas, tive que colocar. A proposito, adorei a resenha.
    Bjim!
    Tammy
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você realmente precisa ler. Também vi apenas boas opiniões sobre ele, ainda não vi o filme. Quero muito assistir porque parece ter um rumo totalmente diferente do livro.
      Depois que ler me conta!!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, eu adoro esse livro, é fantástico <3

    Ao contrário do que ocorre com a maioria das adaptações, a adaptação dessa obra também me cativou bastante, apesar de que eu sempre prefira os livros.

    Parabéns pela resenha!

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Quel!!
      A adaptação me conquistou como tipo de filme, me levou às lágrimas.
      Mas se formos analisar como adaptação ela acaba ficando atrás de muitas.
      Não gosto de falar sobre as adaptações citando os livros porque tento fingir que são coisas que não têm conexão.
      Obrigada pelo comentário e apareça ;D
      Beijos!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...