Quer Falar de Filmes? Big Hero 6

Leia Mais

Nova Parceria: Vingança Mortal - Raquel Machado

Leia mais

Resenha: Um dia de cada vez - Courtney C. Stevens

Leia mais

Resumão de Outubro + Link Party

Leia mais

Quer Falar de Filmes? Contos do dia das bruxas

Leia Mais

novembro 25, 2014

Resenha: O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde



Dorian Gray é um jovem belo e rico, para quem a vida deve ser a total entrega aos prazeres e à arte. Sabe, no entanto, que um dia ficará velho e feio. É quando seu amigo, o pintor Basil Hallward, lhe oferece um quadro em que ele aparece no esplendor de sua irresistível mocidade. Dorian não se conforma com a ideia da velhice. Desejaria que o retrato envelhecesse em seu lugar, e consegue realizar o seu desejo através de um voto secreto - celebrando uma espécie de pacto mágico em que sua alma será o preço.
Autor: Oscar Wilde
Tradutor: José Eduardo Ribeiro Moretzsohn
Editora: Francisco Alves
Páginas: 174

[A resenha pode conter spoilers]




Admito que não fui conquistada pela capa deste livro, existe uma versão mais atual com a capa promocional do filme que é linda!!

Mas o que é estranho em ambas as capas é que o personagem principal, Dorian, não é moreno, mas sim loiro. Em uma terceira capa, que é a capa da edição que foi lida por mim, o personagem aparece loiro, como descrito no livro.
Dorian é um personagem mimado, pois é rico de berço e nunca teve que fazer nada na vida a não ser aproveitar a fortuna de sua família.
O livro começa na casa de Basil Haward, um pintor, este está conversando com um amigo, Lorde Harry Henry, um homem com ideologias pecaminosas e muito influente. Basil conta à Henry que está pintando um quadro que é a obra de sua vida, é o retrato de um jovem chamado Dorian Gray, por quem Basil tem muita estima. Henry interessa-se em conhecer o menino, pois Basil fala muito bem de sua aparência e personalidade, mas Basil teme que o Lorde possa influenciar o rapaz e corrompê-lo.
- Dorian Gray é o amigo que mais prezo. É dotado de uma natureza simples e bela. A descrição se sua tia estava correta. Não tente influenciá-lo, sua influência será nociva. O mundo é grande e contém pessoas maravilhosas. Não tente tirar de mim a única pessoa que dá a minha arte todo o charme que ela por ventura possua; minha vida, como artista, depende dele. Portanto, Harry, confio em você.
O personagem de Lorde Henry não me agradou desde o início, ele influencia todos ao redor com a ideologia de viver a vida ao máximo e ser jovem para sempre através de seus atos. Henry com certeza é o personagem chave da história, pois sem suas ideias Dorian não haveria feito a escolha e dito as palavras que mudaram sua vida.
Durante o primeiro encontro entre Henry e Dorian, Henry fala sobre suas ideias e políticas e Dorian, por ser um personagem inocente e imaturo, deixa-se levar e fica absorto com as palavras sobre juventude eterna. Dorian começa a pensar em como seria horrendo envelhecer e perder toda sua beleza e influência que quando recebe o quadro, pintado por Basil, o despreza e inveja, pois ele será jovem para sempre.

- Como é triste! Eu vou ficar velho, horrível, pavoroso. E este quadro permanecerá jovem, para sempre, se fosse o contrário! Se fosse eu a permanecer jovem para sempre, se fosse o quadro a envelhecer! Eu daria... eu daria tudo por isto! É isso mesmo, não há nada neste mundo que eu não daria em troca! Daria até mesmo minh'alma!
 O livro, ao todo, é muito envolvente, mas algumas partes paradas e monótonas fez com que eu demorasse um pouco para concluir a leitura. O que também contribuiu com isso foi a diagramação, a edição é antiga e tipografada, a diagramação atrapalhou um pouco na continuidade da leitura, pois o espaçamento e a letra tornaram a leitura muito pesada.
Recomendo totalmente para pessoas que gostam de mistérios envolventes!!
Beijos!!



8 comentários:

  1. Também li esse livro numa edição bem antiga, mas a minha edição não atrapalhou muito (só caiu algumas páginas, rsrs). Porém, que livro!! Pensando pelo lado no ano que foi publicado e tal, foi uma bela crítica a sociedade. Adorei a resenha!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo plenamente, é um livro super polêmico se pensarmos que foi publicado em 1890.
      A diagramação me incomodou um pouco, mas o livro é incrível!!
      Beijos

      Excluir
  2. Ei Anny, sou nova por aqui!
    Gostei muito do filme, gostei de verdade e quero ler o livro logo, mas antes tenho que diminuir minha listinha de livros para ler. (que está grande AHSUHA)
    Gostei muito das suas resenhas, parebéns!
    Bjão <3
    Doce Utopia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!! A então apareça mais porque logo vou fazer um filme x livro. Os dois são muito diferentes mesmo!!
      Que bom que você gostou das resenhas!! Muuito obrigada!!
      beijos!!

      Excluir
  3. Eu nunca li o livro, mas já assisti até a metade do filme. Não terminei de assistir porque eu achei ele muito pesado e na hora eu estava assistindo com a minha mãe, ela mandou eu desligar e eu também não me interessei mais.
    O livro é tão pesado quanto o filme?

    Abraços,
    florquedesabrocha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena!!
      Na verdade o livro não é pesado, não tem nenhuma cena de sexo como tem no filme, essas coisas ficam subentendidas. Ex: Ele foi ao clube e divertiu-se com as mulheres...
      Coisas assim. O filme é muito mais pesado nesse sentido.
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Oi
    curti a resenha, já tinha visto falarem dele mais nunca li nada, apesar da história parece interessante não de deu vontade de ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha eu sinceramente tenho que confessar que sempre tive muito problema de ler esses livros clássicos, principalmente porque fiquei um pouco com trauma com as minhas leituras de escola (risos)
    Mas mesmo assim não seria um livro que eu pegaria para ler, porque não faz muito meu gênero, mas a história em si me pareceu bastante interessante se a narrativa fosse mais fluida. Enfim...Gostei de tudo que vc falou do livro e também das fotos das edições anteriores do livro. Muito bacana =]

    Se cuida linda e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...