Quer Falar de Filmes? Big Hero 6

Leia Mais

Nova Parceria: Vingança Mortal - Raquel Machado

Leia mais

Resenha: Um dia de cada vez - Courtney C. Stevens

Leia mais

Resumão de Outubro + Link Party

Leia mais

Quer Falar de Filmes? Contos do dia das bruxas

Leia Mais

outubro 17, 2014

Resenha: Jogos Vorazes de Suzanne Collins


Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!

Autor: Suzanne Collins
Tradutor: Alexandre D'Élia
Editora: Rocco

Compre o Livro:

[A resenha pode conter spoilers]



A saga Jogos Vorazes foi uma de minhas leituras favoritas de 2013. É um livro muito inteligente. Infelizmente não gostei muito da versão traduzida, em português, pois acho que alguns termos não ficaram muito bons e poderia ter sido diferente.
Katniss Everdeen é uma garota inteligente de 17 anos que, após a morte de seu pai, cuida de sua mãe e irmã do melhor modo possível. Como vivem no distrito mais longínquo, não recebem muita atenção da Capital, que é responsável pelo abastecimento dos distritos. A caça é proibida, mas Katniss e seu melhor amigo Gale vão contra as regras para garantirem comida e dinheiro para suas famílias. Gosto muito de personagens fortes, Katniss não é uma garotinha sensível e sonhadora, ela é madura e disposta a tudo para proteger àqueles que ama.

Uma vez por ano meninos e meninas de doze a dezoito anos devem inscreverem-se para os Jogos vorazes, conforme sua idade, mais vezes seu nome é inscrito. No dia da chamada "Colheita" Katniss e sua irmã de doze anos Prim estão com seus nomes inscritos e aguardam o sorteio. Quando o nome de Prim é escolhido, Katniss voluntaria-se para ir aos Jogos em seu lugar, deixando sua família aos cuidados de Gale. Este sacrifício de Katniss é um dos pontos fortes do livro e mostra como ela está disposta a proteger e sacrificar-se por sua irmã.

O menino selecionado para ir com Katniss é Peeta Mellark, o filho do padeiro, que, em um momento muito difícil da vida de Katniss, a ajudou queimando alguns pães na padaria de sua família para que não os pudessem vender, e jogando-os à ela.

Os Jogos Vorazes é um evento televisivo, e os tributos podem conseguir alguma vantagem se agradarem ao público, que pode patrociná-los. Mas para agradar os telespectadores Katniss e Peeta devem fingir um romance que pode acabar levando-os a se questionarem de seus sentimentos  verdadeiros. E então chega uma hora onde você se pergunta o que é real e o que é atuação, Peeta é apaixonante e nos envolve em suas palavras de uma forma que não temos como acreditar que é apenas fingimento.

A narração em primeira pessoa é demais! Já falei aqui o quanto gosto de livros assim. Os jogos é a melhor parte do livro e é impossível respirar enquanto Katniss passa dias e noites sempre atenta ao perigo da proximidade de outros tributos. Como disse antes, não fiquei 100% satisfeita com a tradução, mas a história é fascinante.

Deixe sua opinião! Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...